19 de outubro – Realizou-se o Diálogo 5 – Psicologia, Filosofia, Teologia e Política

No âmbito das comemorações dos 30 anos da SPPC e numa coorganização com a Livraria Ler Devagar, realizou-se o 5º Diálogo do Ciclo de Diálogos. Foi abordada e relação entre a Psicologia, a Filosofia, a Teologia e a Política, num momento de partilha e reflexão sobre as crenças, o delírio e o mito, nas expressões e vivências humanas, contribuindo para a compreensão da construção e desconstrução desses processos mentais na nossa prática clínica e na vida.

Houve uma larga participação dos nossos associados e de pessoas de fora da SPPC com interesse pelo tema. Os convidados que lançaram os desafios para esta reflexão, reconhecidos especialistas dos temas em debate, foram :

Jorge de Almeida Gonçalves é psicólogo clínico e investigador de pós-doutoramento na IFILNOVA – FCSH (Universidade Nova de Lisboa) há mais de doze anos. Tem um doutoramento em filosofia. A sua atual área de pesquisa é a Filosofia da Psiquiatria, com foco especial em “teorias do inconsciente”, “conceito de doença mental”, “empatia na psiquiatria” e “teorias da esquizofrenia”. Exerceu a psicologia clínica durante cerca de doze anos.Sobre a sua área de pesquisa tem publicado vários artigos e editou três livros.

Maria de Jesus de Andrade Belo é Psicóloga Clínica, licenciada pela Universidade de Lovaina. Fez formação analítica na Escola Freudiana de Paris, onde foi membro clínico durante cerca de 10 anos. Psicanalista no Hospital Psiquiátrico do Havre.Professora de psicologia, bolseira-investigadora e Assistente Universitária da Faculdade de Psicologia de Lovaina; Professora do ISPA e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Ex Deputada do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, pelo Partido Socialista, no período de 1988 a 1994, tendo sido eleita Vice-presidente da Comissão de Cooperação para o Desenvolvimento.Exerce a clínica psicanalítica desde 1969. É Membro Especialista e foi formadora da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

José Manuel Pereira de Almeida é Pároco de Santa Isabel (Lisboa).Médico (Universidade de Lisboa), especialista de Anatomia Patológica do Instituto Português de Oncologia (Lisboa) – Laboratório de Citologia.Doutorado em Teologia (Universidade Gregoriana, Roma).Professor de Ética Teológica da Faculdade de Teologia e Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa.Assistente da Cáritas Portuguesa e da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Os comentários e dinamização estiveram nas mãos de Justino Silva: frequentou a Faculdade de Filosofia da UC de Braga antes de concluir a licenciatura em Psicologia. É psicólogo clínico e psicoterapeuta e membro especialista da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.