LISBOA – 6 de julho – Diálogo 4: “Psicologia e Literatura”

Decorreu no dia 6 de Julho, na Livraria Ler Devagar- Lx Factory Lisboa, o 4º Diálogo do Ciclo de Diálogos “Psicologia, Artes e Outros saberes” – Psicologia e Literatura. Com Maria José Azevedo, Filipa Melo e Ana Mourato. Moderação de Cláudia Almeida. Mais um evento das comemorações dos 30 anos da SPPC.

PARTICIPANTES:
MARIA JOSÉ AZEVEDO é psicóloga clínica, psicoterapeuta e psicanalista. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica bem como da Sociedade Portuguesa de Rorschach e Métodos Projetivos, da Associação de Psicoterapia Psicanalítica na Infância.Tem trabalhado como docente em inúmeras instituições do ensino superior e é, atualmente, formadora na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica e na Sociedade Portuguesa de Psicanálise. É autora de inúmeros artigos científicos publicados em revistas especializadas, e de um livro de psicanálise intitulado A Oficina do Psicanalista – Ensaios sobre a experiência psicanalítica (2017). É também autora, sob o nome literário de Maria José Vera, de uma narrativa ficcional de cariz psicanalítico intitulada As transgressões do Amor (2016) e de um ensaio psicanalítico acerca da condição do homem contemporâneo intitulado O Complexo de Lúcifer (2018).

ANA MOURATO é psicóloga educacional, psicoterapeuta e mestre em Educação e Leitura. Cria em 2005 o projeto “Literacia na Infância em diálogo com a Psicologia do Desenvolvimento” sendo responsável pela dinamização de ateliers com bebés e crianças (desde os 4 meses aos 10 anos) e de workshops, formações para adultos e consultoria nas áreas da educação, psicologia e literacia na infância. Nos últimos 13 anos tem desenvolvido projectos de continuidade ou pontuais em contextos educativos e em bibliotecas, a nível nacional. Como psicoterapeuta tem procurado desenvolver um trabalho de intervenção pedagógica-terapêutica onde a literatura e a psicologia clínica se ligam e interrelacionam numa intervenção mais abrangente de reorganização e valorização da criança.

FILIPA MELO é escritora, crítica literária e jornalista. É autora do romance Este É o Meu Corpo (2001), do livro de reportagens Os Últimos Marinheiros (2015) e do Dicionário Sentimental do Adultério (2017). Trabalha há mais de vinte anos na divulgação da literatura nacional e clássica na imprensa e na televisão, em comunidades de leitores, em eventos de divulgação e oficinas e tutoria de escrita criativa. Atualmente, assina crítica literária na revista Ler e nos jornais Sol e “I”, coordena e ministra uma pós-graduação em Escrita de Ficção, na Universidade Lusófona, em Lisboa.

CLÁUDIA ALMEIDA é psicóloga clínica e psicoterapeuta, tendo-se especializado nas temáticas da adolescência e no tratamento de doenças do comportamento alimentar. É formadora e supervisora na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. É “Storyaholic” e bibliodependente desde tenra idade.